Partido Socialista de Vila Viçosa

terça-feira, maio 16, 2006

PEQUENA NOTA INTRODUTÓRIA

Ser Livre

“É mais difícil ser livre do que puxar a uma carroça. Isto é tão evidente que receio ofender-vos. Porque puxar uma carroça é ser puxado por ela pela razão de haver ordens para puxar, ou haver carroça para ser puxada. Ou ser mesmo um passatempo passar o tempo puxando. Mas ser livre é inventar a razão de tudo sem haver absolutamente razão nenhuma para nada. É ser senhor total de si quando se é senhoreado. É darmo-nos inteiramente sem nos darmos absolutamente nada. É ser-se o mesmo, sendo-se outro. É ser-se sem se ser. Assim, pois, tudo é complicado outra vez. É mesmo possível que sofra aqui e ali de um pouco de engasgamento. Mas só a estupidez se não engasga, ó meritíssimos, na sua forma de ser quadrúpede, como vós o deveis saber.
“Vergílio Ferreira, in 'Nítido Nulo'

Pela força da mesma razão não posso deixar de fazer referência nesta pequena nota introdutória à introdução do discurso proferido pelo nosso camarada e amigo Luís Calado, quando da sua intervenção na Assembleia Municipal em 25 de Abril de 2006 alusiva às Comemorações do 25 de Abril.
É, sem dúvida, a intenção deste grupo de pessoas que a partir desta data e durante o período de dois anos que vão gerir os destinos da Concelhia do Partido Socialista de Vila Viçosa.
Queremos marcar a diferença pela positiva, tomando nas nossas mãos o marcar de um novo ciclo tendo como princípios fundamentais a liberdade, a transparência e o colectivismo.
Queremos semear um espirito de grupo saudável, com uma abertura total á sociedade em geral e aos desprotegidos em especial.
Queremos ter sempre os princípios fundamentais do desenvolvimento das regiões económicas em condições de nos transportar para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Termino esta pequena nota introdutória com um principio de MARX:
“Só se podem explorar recursos minerais onde estes se encontram. Nunca será possível pescar peixes em águas onde estes não existam”.

(Francisco Chagas, em 13 de maio de 2006)

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home