Partido Socialista de Vila Viçosa

segunda-feira, maio 29, 2006

JÁ NÃO HÁ CINEMA EM VILA VIÇOSA ...

O Teatro e o Cinema em Vila Viçosa
(Breve visão, do século XVI à actualidade)

Vila Viçosa, localidade escolhida pelos duques de Bragança como morada principal, para além da riqueza e esplendor que deste modo lhe advieram, tornou-se pródiga em divertimentos pouco habituais nos lugares de menor protecção senhorial ou régia. Tal facto é acentuado pelo padre Joaquim José da Rocha Espanca, nas Memórias de Vila Viçosa, no final do seu relato sobre os festejos matrimoniais de D. Isabel, irmã de D. Teodósio I, com o infante D. Duarte, irmão do rei D. João III, realizados em 1537, no local: “Vila Viçosa começava então a adquirir maior nome. Estas festas davam estrondo na província e a esse estrondo vinham acudindo muitas gentes das vilas e cidades circunvizinhas para se entreterem aqui em belos passatempos, conforme o gosto da época”. Esses passatempos eram, então, a música, as danças, as justas e jogos de canas e as touradas. Se nuns casos, os folguedos eram públicos, noutros, porém, seriam reservados apenas à fidalguia, sobretudo em termos de participação directa.
O casamento do duque D. Teodósio II com D. Ana de Velasco y Giron, em 1603, também concretizado em Vila Viçosa, foi ainda mais pródigo em actividades festivas. Entre 18 de Junho e 8 de Julho, a terra vibrou com o fogo do ar, as danças burlescas, touradas no Terreiro do Paço, caçada na Tapada, mascarado a cavalo, jogo de alcanzias (bolas ocas de barro, cheias de flores, que se atiravam nas cavalhadas), torneio e, como encerramento, uma comédia no Paço, “divertimento da Corte”, como diz o padre Espanca. Não temos pormenores sobre esta comédia, mas somos tentados a supô-la relacionada com a comedia dell’arte, que popularizara a comédia clássica desde o último quartel de quinhentos, e era muito estimada em Espanha, bem como noutros países europeus. Se nos lembrarmos de que, com o acesso dos Filipes ao trono português, a dramaturgia castelhana, ela própria influenciada pela commedia, exerceu grande domínio entre nós, e relacionarmos essa situação com a nacionalidade da novel duquesa de Bragança, talvez não estejamos muito longe da verdade se apontarmos para um enredo de capa e espada ao jeito da escola teatral do país vizinho. Nove anos depois de, em Lisboa, se ter erigido o primeiro edifício português destinado à expressão teatral, os duques continuavam a fazer jus à memória renascentista da sua Casa, interessando-se por esta arte.
Nova comédia foi levada à cena no Paço Ducal, em 1633, por altura do casamento do duque D. João II (futuro rei D. João IV), com a duquesa espanhola D. Luisa de Gusmão. Refere o padre Espanca que, na noite de 15 de Janeiro, “ houve comédia no Paço para os que ali tinham entrada”, tal como no dia 17. Na tarde de 18 houve outra representação agora no Terreiro do Paço, desta feita pública. Se continuamos sem noticias daquilo que se interpretou, pelo menos sabe-se que havia sessões privadas e públicas – estas eventualmente gratuitas, por suposta generosidade ducal.
A comédia foi reaparecendo, com intermitências, em Vila Viçosa. Muito mais tarde, em 1823, realizaram-se comédias de arraial, na Praça Nova, comemorativas da queda do governo liberal. Contudo, só em 1835 o burgo teve um espaço expressamente dedicado à actividade dramática. Tratava-se do refeitório do então extinto mosteiro de S. Paulo. Dada a curiosidade da prosa do padre Espanca e o seu inveterado cariz antiliberal, passamos a transcrever algumas linhas do relato que o grande cronista calipolense faz da adaptação do mosteiro a teatro: “O grupo liberal da nossa terra com os militares dos destacamentos é que o frequentavam. A maioria do povo não, porque a quadra era mais de chorar que de rir e folgar. Escolheram para este fim a casa do refeitório, cujo pórtico se vê hoje na botica da Misericórdia. Foram-se aos forros dos dormitórios, tiraram de lá os ponteiros que sustentavam os telhados para com eles formarem palcos e camarotes, sobrepondo-lhes portas de celas. Partiram o peitoril e balaústres do púlpito do mesmo refeitório, cujos resíduos me deu a Câmara para pôr na minha Igreja de Pardais e assim facilmente se arranjou por ali subida para os camarotes destinados ao sexo frágil. Mais depressa e com menos despesa não era possível formar um teatro para umas duzentas pessoas. Removeram do camarim do topo a bela imagem do eremita São Paulo transferindo-a para a Igreja. A casa da dispensa do mesmo refeitório à direita do palco e a adega à esquerda serviam para se vestirem os cómicos e folgarem nos entreactos. Mas os telhados, faltando-lhes o apoio dos ponteiros, começaram a agachar-se pouco tempo depois e daí veio a ruína precoce daquele belo edifício. Creio que as récitas ali tiveram lugar somente pelo Entrudo do ano de 1835 e pouco antes ou pouco depois, porque no ano seguinte já lá estava aquartelado um Batalhão de Infantaria n.º 4”. Logo a seguir, o historiador dá conta do teatro que sucedeu ao de S. Paulo: “Em vista disso, os amantes dos divertimentos dramáticos foram organizar novo teatro no palácio dos Corregedores à Carreira das Nogueiras. Abriram uma subscrição e arranjaram-no sofrivelmente, dando-lhe o nome de Teatro Calipolense. Ainda existia quando em 1848 veio o Regimento de Cavalaria n.º 3 e ali fizeram récitas muito militares juntamente com curiosos da terra por espaço de mais quatro ou cinco anos até que, achando-se o edifício arruinado e resolvendo a Casa de Bragança demolir-lhe o andar nobre, desapareceu inteiramente aí por 1858. Não faz falta. Noutro local, o erudito sacerdote fornece mais algumas achegas à história do Teatro Calipolense: “Achava-se neste ano (1839) em adiantamento o arranjo do Teatro Calipolense (...) os amadores da arte dramática pediram à Câmara que lhes cedesse os altos do palácio dos Corregedores para aí estabelecerem um teatro regular. A Câmara assim lhes deferiu em tempo, mas reservou para si em 23 de Dezembro deste ano o andar rasteiro e o quintal para os arrendar em seu proveito, como fez. O director gratuito desta empresa era Francisco António de Almeida Reixa que morava ali perto, à esquina do Terreiro de São João, e lhe deu os possíveis impulsos. Como, porém, a obra era custeada por meio de subscrição de donativos, estando a Vila tão pobre, só pôde acabar-se no ano de 1841. Já disse atrás alguma coisa a respeito da duração deste instituto de recreio que funcionou pouco mais de uma dúzia de anos, tanto porque Vila Viçosa é pobre e não pode sustentar teatros, como porque nem todos aprovam estes institutos, como principalmente porque a Câmara não era senhora do palácio dos Corregedores e, por consequência, não podia dispor dele para o Teatro”.
Em 1885 houve mais uma tentativa de implantação de um teatro, desta vez naquele que parece ter sido o antigo dormitório do Convento de Santa Cruz. Iniciativa de três operários que ofereceram o seu trabalho, e financiado com donativos e empréstimos, inaugurou-se em 14 de Maio, com uma récita de amadores. Conforme Túlio Espanca refere no Inventário Artístico de Portugal, no convento funcionaram, a partir de 1890, para além de outras instituições públicas e privadas, dois teatros populares.
Cerca de 1927, Vila Viçosa mantinha ainda um Teatro Municipal. Por essa época, em todo o mundo, mas especialmente nos Estados Unidos da América, criavam-se as grandes catedrais do cinema, enormes e luxuosos edifícios que davam a conhecer a um público ávido de diversão, as maravilhas da sétima arte. Portugal não ficou atrás deste movimento. Assim, em Lisboa, entre outras, ergueram-se notáveis salas de gosto internacional, como a do Cinema Capitólio (1925-31, arq. Cristino da Silva) ou a do Eden Teatro, que depois foi cinema (1930-37, arq. Cassiano Branco) e, mais tarde, os menos conseguidos Monumental (1944-50, arq. Rodrigues Lima) e Império (1952, arq. Cassiano Branco). A grandiosidade destes projectos alargou-se ao Porto e à província, na qual, a partir dos anos 20-30, foram surgindo equipamentos do género, um pouco por todo o lado.
Em Vila Viçosa, nas décadas de 30-40, para além de algumas companhias teatrais funcionando em instalações provisórias, como a Companhia Rentini, nos finais de 30, que se exibia no quintal do palacete da família Sousa de Meneses (antiga Rua de Santa Luzia, hoje de Agostinho Cabral), ou a Companhia Rafael de Oliveira, na década seguinte, sediada no Rossio de São Paulo ou Largo D. João IV, houve diversas diligências no sentido do estabelecimento de exibições cinematográficas regulares, como no Cinema do Araújo (segunda metade dos anos 40), em barraca que esteve no sitio hoje ocupado pelo edifício onde se encontra a Caixa Geral de Depósitos, e no Cinema do Ramos, num quintalão da Travessa da Palmeira. Instalações de raiz, só as houve em 1957, quando se erigiu o Cine - Teatro Florbela Espanca (arquitetos Rebelo de Andrade e David). Construído ao gosto alentejano, em estilo sóbrio mas funcional, com algum luxo de mármores e ferragens, boa organização de acessos interiores e sábia integração no ambiente circundante – em que sobressaem as altivas muralhas medievais e o contraponto do posterior edifício dos Correios – este espaço cumpriu durante alguns decénios a sua tarefa e teve importante papel na animação cultural e social da vila.
As contingências da vida moderna, que a partir dos anos 60 permitiram alterar obsoletas posturas camarárias que proibiam a integração de salas de espectáculo em edifícios pré – existentes, deram origem aos chamados cinemas de bolso, de pequena área, com capacidade para pouco mais ou menos duzentos lugares, integrados em prédios de habitação ou serviços, ou em centros comerciais. O cine – teatro de Vila Viçosa, com uns 500 lugares, conseguiu resistir cerca de 20 anos á nova conjuntura. Mas essa dimensão, já há muito obsoleta, não sobreviveu á vaga do vídeo. Nos últimos tempos de funcionamento era uma sala triste, vazia e gélida, cujo único calor se manifestava no fogo que com frequência irrompia na película, de súbito encravada na velha máquina de projectar. Propriedade do município desde Agosto de 1982, este equipamento cultural tem vindo a sofrer obras de remodelação (iniciadas em Outubro de 1991), que lhe auguram um futuro promissor, pois fica dotado de uma biblioteca pública com sala de apoio a utentes, auditório para 300/400 pessoas (apetrechado com os devidos meios técnicos, inclusive de tradução simultânea), cinema de bolso e galeria de exposições.
Vila Viçosa parece, pois, no bom caminho adaptando-se aos tempos actuais e honrando os seus pergaminhos de terra de cultura. Assim todos os calipolenses o compreendam, tirando total proveito dos modernos meios postos à sua disposição.

Joaquim Saial
(Mestre em História da Arte – Lic em Ciências Humanas e Sociais)
(in Callipole – Revista de Cultura – N.º1/1993)


Comentário: Qualquer semelhança com a realidade actual é pura ficção.

1 Comments:

  • At terça-feira, maio 30, 2006 3:53:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Excelente post, quais as propostas efectivas do PS para este assunto?
    Se as pessoas não aderem como cativa-las?
    As coisas em Vila Viçosa estão a morrer por falta de interesse e desligamento das pessoas, ontem foi o cinema proximamente poderá ser o futebol, qual a solução poara este caso?

     

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