Partido Socialista de Vila Viçosa

quarta-feira, maio 24, 2006

O Património da Nossa Terra

Sabemos que o património cultural, seja ele material ou imaterial, faz parte da herança popular da nação, a sua conservação é do interesse de todos, tanto do poder público como dos proprietários e de toda a comunidade. Desta forma, não só o passado é recuperado, como também são realçadas todas as actividades e expressões que se possam converter num instrumento ao serviço do fortalecimento da identidade de uma comunidade. Estas iniciativas, das quais todos podemos ser actores, com particular destaque para os agentes políticos locais, assumem para além de uma vertente de marcação e definição de identidade, um carácter instrumental, pois permitem contribuir para a legitimação dos poderes instituídos, uma vez que a oferta de bens e actividades culturais responde aos anseios de uma população carente de vínculos de identificação, para com o território, com o passado e com os restantes membros do colectivo promovendo, deste modo, o consenso social.

O poder local tem por obrigação caracterizar a realidade concelhia, as prioridades do desenvolvimento, os principais promotores e as preocupações associativas locais. Penso que o método utilizado pela autarquia, para além de já não ser novo, peca, em primeiro lugar, por não ser independente e representativo. Assim sendo, não pode ser entendido, nem por sombras, como uma verdadeira expressão de “democracia participativa”.

Conhecidos e velhos são os problemas que carecem de novas soluções. Que justificam novas atitudes dos actores locais e regionais. Questionar o que parece ser verdade adquirida. Confrontar os interesses instalados. É forçoso negar o fatalismo instalado. Mobilizar e acordar quem está adormecido. Recusar a ideia de que tendência é destino. O desenvolvimento sustentável, a competitividade com coesão territorial, serão, decididamente, componentes do próximo Quadro Comunitário de Apoio, então porque não tirar o maior proveito dessas componentes.

(I.C. em 25 de Maio de 2006)

2 Comments:

  • At quinta-feira, maio 25, 2006 1:12:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Tinha prometido a mim mesmo que não ia fazer mais comentários em blogs mas, perante textos excelentes como este e sujestões como a da aquisição da casa onde viveu a nossa querida Florbela Espanca,para um futuro museu, ou casa museu, não posso deixar de felicitar o blog pelo conteúdo e pela forma correcta e educada como aqui têm sido expostas ideias e opiniões. Parabéns

     
  • At quinta-feira, maio 25, 2006 9:21:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com o anónimo, excelente texto, não só pela mensagem IMPORTANTISSIMA mas também pela forma subtil como nos é transmitida. Penso que é da autoria de um amigo meu. Sou professor há muitos anos e não posso deixar de felicitar o autor.

    C.A.

     

Enviar um comentário

<< Home