Partido Socialista de Vila Viçosa

terça-feira, maio 16, 2006

INTERVENÇÃO DO NOSSO CAMARADA E AMIGO LUIS CALADO NAS COMEMORAÇÕES DA DATA 25 DE ABRIL

Assembleia Municipal de Vila Viçosa

Discurso do Partido Socialista nas Comemorações do 25 de Abril de 2006

Ser Livre

É mais difícil ser livre do que puxar a uma carroça. Isto é tão evidente que receio ofender-vos. Porque puxar uma carroça é ser puxado por ela pela razão de haver ordens para puxar, ou haver carroça para ser puxada. Ou ser mesmo um passatempo passar o tempo puxando. Mas ser livre é inventar a razão de tudo sem haver absolutamente razão nenhuma para nada. É ser senhor total de si quando se é senhoreado. É darmo-nos inteiramente sem nos darmos absolutamente nada. É ser-se o mesmo, sendo-se outro. É ser-se sem se ser. Assim, pois, tudo é complicado outra vez. É mesmo possível que sofra aqui e ali de um pouco de engasgamento. Mas só a estupidez se não engasga, ó meritíssimos, na sua forma de ser quadrúpede, como vós o deveis saber.

Vergílio Ferreira, in 'Nítido Nulo'

A 25 Abril de 74 foi implantado em Portugal um Regime Democrático, sem censura, sem polícias políticas. Garantiu-se desde então a realização de eleições livres, pluripartidárias, bem como a participação activa dos cidadãos na formação dos órgãos políticos e das instituições que governam o nosso País e as nossas populações.

Temos um Portugal livre e democrático há precisamente 32 anos. A Liberdade, retomada pelo povo português, é o fundamento do regime actual. Mas a Liberdade, por si, não soluciona os problemas de uma sociedade.

São os cidadãos, munidos de liberdade como instrumento, que transformam o sistema a que pertencem, que interferem nos caminhos do seu próprio destino, que se aproximam das soluções mais desejadas. Assim sendo, devemos intervir a partir da nossa liberdade. Propor, transmitir, lutar pelos valores em que acreditamos, denunciar os abusos, os esquecimentos, os desvios; participar na mudança, na alternativa, na modernização, na inovação, na diferença.

Ser livre, verdadeiramente livre, é talvez mais difícil do que não o ser – no que exige de responsabilidade, de empenhamento, de esforço quotidiano.

Hoje, vivemos em Democracia. Por isso, porque ela própria é, por definição, crítica e exigente, não nos cansamos de repetir tudo o que lhe falta, tudo o que está mal.
A Democracia não é um fim, mas sim um meio.

Muito falta fazer. Mas, na verdade, muito foi feito, e só o poderia ter sido com o 25 de Abril. Tenha-se ou não consciência disso, estes 32 anos foram anos de mudança. Somos um país que já mudou.

Nesta evolução, também as gerações se vão rendendo… E hoje, a afirmação do 25 de Abril tem de passar por aquilo que, nele implícito, está ainda cumprir.

Vila Viçosa é um espelho do Portugal dos nossos dias:
* O Desemprego aumenta sem sinais de abrandamento,
* Empresas abrem falência sem que consigamos vislumbrar tendências de viragem na conjuntura económica.
* Os níveis de qualificação académica tardam em elevar-se e os jovens que percorrem o demorado trajecto da especialização engrossam as estatísticas que nos dão conta do êxodo em direcção aos grandes aglomerados urbanos,
* Os sectores primário e secundário, tradicionalmente nucleares no quotidiano da nossa comunidade mostram-se ultrapassados e pouco competitivos.
* A burocracia vence o entusiasmo e a inércia vence a dinâmica.

Mas, se o Presente é hoje, o Futuro é já amanhã. E para que possamos encarar o amanhã com esperança e optimismo cabe-nos preparar os desafios que o Futuro nos trará:
* Ao conformismo e estagnação económicas de determinadas actividades teremos de responder com uma verdadeira Revitalização e Rejuvenescimento dessas mesmas Actividades Económicas, por vezes tão importantes para a identidade do nosso Concelho.
* Ao atraso técnico e tecnológico responderemos com Modernização económica.
* À concentração e uniformização das actividades responderemos com uma maior diversificação do tecido empresarial e uma especialização produtiva, aproveitando potenciais vantagens comparativas e sinergias inter municípios.
* Queremos mais e melhor emprego. Emprego que traga bem-estar e satisfação às nossas populações.

Os Órgãos Autárquicos, eleitos democraticamente, deverão ser os grandes promotores do exemplo como a sociedade se deve posicionar nos diversos campos da vida social, cultural e económica. O reflexo de uma Autarquia deprimente e a sua parca capacidade de adaptação aos desafios económicos e sociais é o caminho para a estagnação e um contributo para o mal estar dos seus munícipes. Lutaremos sempre pelo bem-estar da comunidade, pela satisfação das suas necessidades, desprezando o individualismo em prol do bem colectivo.

Torna-se necessário e urgente passar para o próximo estádio na luta pelo desenvolvimento e pela prosperidade. Nele os jovens são o motivo, o motor e o meio na escolha e concretização das ideias, dos caminhos e das estratégias a seguir.

Aos jovens cabe o papel primordial de fazer o futuro acontecer. Pela crítica das estruturas e dos intervenientes, pela intervenção cívica na cultura, na ciência, no desporto, na economia, na política e em todas as áreas do conhecimento que definem e continuarão a definir a sociedade que somos.

Hoje é 25 de Abril e somos convidados a reflectir – não no passado, mas no futuro, que na solidariedade e sem exclusões, haveremos de construir.

Viva o 25 de Abril!

3 Comments:

  • At terça-feira, maio 16, 2006 8:53:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este é definitivamente um dos caminhos para a informação/debate saudáveis...

    Como futuro participante desejo que todos saibam dar "valor acrescentado" ao blog...

    Abraço a todos.

     
  • At quarta-feira, maio 17, 2006 1:01:00 da manhã, Blogger Unknown said…

    Começo por felicitar o PSVV por ter feito regressar este espaço ao activo e por dar aos Calipolenses, principalmente aqueles que estão longe como eu, uma hipotese de por ler algo mais sobre a sua terra, o seu concelho e também por nos proporcionar mais um espaço de debate, que espero, seja respeitado por todos.

    Saudações!

     
  • At quarta-feira, maio 17, 2006 2:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parabens pela reactivação do blog!
    Espero que este espaço sirva para discutir temas interessantes para o desenvolvimento de Vila Viçosa.Que este espaço sirva também,para que todos possamos de uma forma saudável, opinar sobre o nosso concelho, até porque vivemos numa democracia, e para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Assim, um concelho oferece à sua população aquilo que a população tem para lhe oferecer, o que penso ser bastante. Parabéns

     

Enviar um comentário

<< Home