Partido Socialista de Vila Viçosa

quinta-feira, setembro 21, 2006

AS FESTAS DOS CAPUCHOS DO ANO 2006. OPINIÕES …

TEXTOS RETIRADOS DE OUTROS BLOGS

O RESTAURADOR DA INDEPENDÊNCIA

“1) Nas Largadas, não houve apenas alguns "toques" como refere. Houve 1 morto. Uma pessoa idosa de Borba que levou um "toque", foi para o Hospital e morreu. Muitas pessoas se questionaram o porquê tas tábuas tão longe das paredes, se bem se lembra antigamente eram justas as paredes o que permitia que não houvesse tantas carrinhas a cortar caminho. 2) quando refere que houve menos confrontos físicos também não é verdade. Em todas as noites houve incidentes, pelo menos é esse o balanço da GNR que pude ouvir na rádio local, e na segunda - feira houve dos piores incidentes registados nos Capuchos. Muita gente ferida, e equipamento de comerciantes partido, com os próprios a serem agredidos. Alias, se alguns não fechassem, certamente nunca mais abririam. Que o diga o "Pedro" dos Cachorros e o "Lebre".Pode querer dar uma imagem de sucesso. Eu sou fã dos Capuchos. AMO aquelas festas! trago sempre visitas todos os anos, mas no próximo ano terei de repensar.Quanto as sugestões, elas estão no meu blog, nomeadamente penso que é uma falta de respeito para os mais velhos não haver nada a pensa e neles. Diga-me algo especificamente para os mais velhos como há para NÓS, jovens?Não há.Cumprimentos e desculpe a maçada. Com isto não pense que sou velho, antiquado, ou qualquer outra coisa.Sou jovem, 29 anos e gosto de beber copos com amigos, mas temos de pensar em todos numas festas.”
Princesa do Alentejo

“7 - Destacar o nível de ruído que se registou durante os Capuchos... disto ninguém falou mas pronto, mas acho muito desagradável estar a jantar as 9 horas e ter de levar com RUIDO da barraca da discoteca durante todo o jantar, sim porque PUM PUM PUM não é música, é ruído e muitas vezes acompanhado de altas frequências e distorção que em muito dão cabo do tímpano do pessoal, e depois um DJ não é músico, é um poluidor nato... o nível de dB superava em larga escala o permitido por lei para espaços públicos de lazer, era apenas um telefonema e fechavam as barracas mas pronto. Esses ditos Senhores da Noite não têm respeito pelas pessoas mas isso é normal em Vila Viçosa.8 - O fogo de artifício foi bom, por alguma coisa somos campeões do mundo. A música podia ter sido melhor escolhida.”
Copo de 3

“O espectáculo musical pressupõe a participação de ambas as partes, artistas e público, algo que não se verifica em Vila Viçosa. Basta ir a Borba ou ao Alandroal e ver como os artistas são lá recebidos. É claro que o público de Vila Viçosa, e como muito bem referiu o vocalista dos XP Covers, tem fama de um mau público, começando-se a tornar difícil conseguir atrair artistas de renome a Vila Viçosa. Por isso, Calipolenses, pensem nisso...”
O Restaurador da Independência

" ... É claro que o público de Vila Viçosa, e como muito bem referiu o vocalista dos XP Covers, (quem é o fulano para fazer afirmação de merda. Sim pretendem-se imitadores ...) tem fama de um mau público, começando-se a tornar dificil conseguir atrair artistas de renome a Vila Viçosa. Por isso, Calipolenses, pensem nisso...Já pensei, os Calipolenses são bons, a organização é que é uma merda. Não têm iniciativa e pensam pequeno.
Anónimo

“Vila Viçosa mau público? Mas quem é o gajo para fazer uma acusação destas? Um tipo tão rasca que nem capacidade tem para escrever/cantar originais, e faz sucesso à custa dos Xutos, diz uma barbaridade destas baseado em quê? Se eu fosse presidente não levavas cachet para aprenderes a ter a boca fechada.”
D. Nuno Alvares Pereira

“Eu sou "rapaz de idade avançada", já me passou a "febre de sábado á noite", mas meus amigos dos "20 anos" deixem um velhote dar a sua opinião. Não sou partidário, mas sou político como qualquer ser humano. Recordo-me de há algum tempo o Sr. Miguel Patacão e a sua gente ter terminado com as festas dos capuchos, passados quase dez anos reapareceram. Recordo-me do impacto que a nível local, regional e até nacional tiveram (porque havia muitas pessoas que guardavam o gozo das suas férias para essa altura). Recordo que as festas dos capuchos eram organizadas pela comissão de festas com a "mãozinha da Câmara".Recordo-me que nas largadas os toiros saíam do "largo do Palácio". Era uma maravilha. Recordo-me também de artesãos a trabalhar nas festas dos capuchos. Lembram-se daquele homem, já velhote a fazer miniaturas de carros de bois, de charruas e outros. Era lindo de se ver. Recordo-me da caça ao pato no lago. Já os miúdos deliravam, acompanhados dos pais. Recordo-me que o certame não terminava por aqui, foi escolhido o mês de Setembro, mês de grande festividade. Recordo-me da Culturarte, Veranarte. Exposições de escultura em mármore, onde era o antigo grémio. As tasquinhas. Que bem que se comia. Mas, muito importante de tudo isto era organizado pela associações culturais e desportivas. Claro com a "mãozinha da Câmara".Recordo-me ainda quem foi o "fulano" que fez "reviver" as festas doa capuchos em 1991 ou 1992 (?), que criou uma associação chamada CCD, que coabitou com as associações para que o mês de Setembro, fosse mês de festa. "Malta jovem" para mim tanto se me dá como se me deu, se quiser ver actividades culturais vou até "Reguengos...", se quiser ver feiras temáticas vou até "Sousel...", se quiser ver bons grupos vou até ao "Crato..." e porque não até ao Alandroal. Calculem até já o Alandroal...Agora por Alandroal, parece que o tal "fulano" anda ali por aquelas "bandas" e segundo me disseram é o responsável máximo pelas Expo - Guadinas e Feira de Santiago Maior que por ali se têm feito. Até a Santiago Maior vão os Xutos, os verdadeiros.Mas o Alandroal até é um concelho mais pobre do que Vila Viçosa e veja-se. Ora esta.Desculpem eu sei que a minha avançada idade tem outra forma de pensar que não se ajusta em nada com a vossa maneira de ver "jovem dos 20".Mas é o saudosismo.”
Anónimo

“Quanto a festa dos Capuchos, este ano foi a minha estreia, pois embora já cá moro há 3 anos só este ano consegui ama para ficar com as crianças, e sinceramente...não gostei. Conheço muitas festa populares por esses pais fora e esta pensei que fosse diferente. Como já houve tantos comentários, não vou fazer mais nenhum, até porque não tenho forma de comparação com o antigamente dos capuchos. No que diz respeito a infra-estruturas isso sim posso opinar, faz falta uma biblioteca, faz falta um pavilhão multiusos, faz falta um centro de saúde em condições, faz falta um recinto desportivo, faz falta muita coisa...especialmente bom senso nos nossos políticos”
Ana de Vila Viçosa

PRINCESA DO ALENTEJO

Vila Viçosa, Setembro de 2006: Mais umas festas dos Capuchos se passaram. Para trás mais um momento de confraternização, amizade e muitas outras coisas...Para muitos foi o rever de amigos e familiares que apenas acontece umas vez por ano, para outros foi talvez apenas mais um fim de semana, e para muitos outros, terá sido um fim de semana de álcool para não dizer outras coisas.
Na noite de sábado das festas deste ano meti-me a pensar como eram as festas há uns anos atrás, e cheguei à infeliz conclusão que FESTAS eram realmente antigamente.
Sempre fui apologista dos concertos em Vila Viçosa, sejam eles de qualidade ou não, embora pense que os bailaricos populares façam bastante falta a uma festa de cariz popular. Mas não só. Quem não se lembra antigamente do lago onde se apanhavam os patos? Quem não se lembra de tantas outras coisas que mexiam com as pessoas e as crianças? sim, porque (E AQUI ESTÁ A RAZÃO DO MEU POST) este ano praticamente só vi festas para os jovens.
Como alguém lhe chamara o ano passado, as Festas dos Capuchos cada vez mais vão sendo conhecidas como as "FESTAS DOS 3 "BÊS" - BOIS, BEBDEIRAS e BRIGAS"
Este ano houve mais uma largada do que habitual (sábado), houve mais bebedeiras do que o normal (muito mais gente - penso eu) e por fim, houve as mesmas brigas do que anos passados.
Para terminar as festas, na segunda - feira, parece que foi o pesadelo total havendo mesmo comerciantes que tentam ganhar a vida, que foram obrigados a fechar pois alguns para além de terem sido agredidos, viram as suas coisas serem destruídas.
LAMENTAVEL! VERGONHOSO para umas festas que são do povo e que cada vez mais são conhecidas um pouco por todo País.
Já vou sendo muito longo..vou ficar por aqui.
Sou um jovem da terra, mas as pessoas mais velhas e crianças também têm direito à festa e não os estou a ver a irem para os bares, onde se para falar com alguém tem que se gritar porque os vários sons são insuportáveis. Para terminar 3 sugestões para 2007, que gostaria que alguém comentasse:
1) Musica para todos os bares. Colunas de 2 em 2 bares. DJ instalado no Coreto.
2) Espaço de Musica Alternativo com uma tenda para os mais velhos estarem a dançar a tão chamada musica Pimba e Popular, no lado oposto aos bares.
3) Nota muito positiva para a "chuva" de T-Shirts que todos os anos se vê nos Capuchos. Já vi muitas festas por esse país, e a "nossa" nesse aspecto é UNICA. Por isso já se justifica em 2007 ma exposição de T-shirts editadas até ao momento.
Princesa do Alentejo

São alguns extractos de textos retirados de blogs de Vila Viçosa.

Quanto a nós: SEM COMENTÁRIO.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home