Partido Socialista de Vila Viçosa

quarta-feira, outubro 10, 2007

O ESTADO DA DEMOCRACIA CALIPOLENSE OU... A VÃ GLÓRIA DE MANDAR...

Já lá vai mais de uma semana e ainda não tinha conseguido relatar a última Assembleia Municipal que assisti. É que foi simplesmente... Deprimente.
Mas, embora o estado de espírito seja de uma profunda azia intelectual, passo a descrever sinteticamente como decorreu.

A Sessão começou com umas breves palavras do representante do Conselho Executivo da Escola Secundária, onde decorreu. Até aqui nada de depressões, muito embora apesar do local eleito para esta solene reunião, que deveria cativar os jovens alunos e os próprios professores, constatou-se rapidamente que o único representante dos docentes era o próprio representante do Conselho Executivo e de alunos nem vê-los … no mínimo estranho! Mas adiante.

Sem concretizar em demasia a reunião deste ilustre Órgão Autárquico, começo apenas por referir a impressão que pairava no semblante carregado de todos os participantes e bem assim, da assistência. Acho que não exagero se disser que o denominador comum foi uma clara demonstração de prepotência, digna de uma ditadura, em que cada proposta apresentada pela oposição (leia-se Partido Socialista) era de imediato e sem rodeios apelidada energicamente pelo Presidente do Executivo Camarário como “incompetência”, “falta de rigor” “demagogia”, etc.

Apenas para exemplificar, quando foi proposta pelo PS a redução da “derrama para 2008”, “a redução do IMI”, ou mesmo “a redução do IRS”, de modo a facultar e incentivar a fixação de empresas e de população no concelho, para além das demais consequências da discriminação positiva capazes de tirar Vila Viçosa do imobilismo de uma gestão camarária medíocre, foram imediatamente repudiadas pela Bancada do PCP e apelidadas de “demagogia”, “incompetência”, “mentiras” e outros “mimos” proferidos pelo digníssimo Presidente da Câmara que, por estranho que pareça, até é do Partido Comunista.

Pergunto-me a mim próprio, então estas não seriam estas medidas próprias de um estado de direito, onde acima do “lucro” monetário dos paupérrimos cofres da CM, se levantam valores mais altos como políticas sociais coerentes e o bem-estar da população calipolense... mas não, afinal não percebo rigorosamente nada e poderei até mesmo ser “incompetente”, porque afinal, para o Exmo. Sr. Presidente da Câmara, o que interessa são mesmo essas verbas que vão “pingando” para arranjar mais uns metros quadrados de calçada. Enfim, sempre a aprender! Afinal sempre vale a pena ler essas obras de literatura do reputado e ilustre autor Franz Kafka, tais como “O Processo” ou mesmo “A Metamorfose”, pelo menos quem leu esses livros já nada lhe deve parecer estranho…

Continuando, embora não pretenda ser exaustivo há pelo menos um facto que não posso deixar passar em claro que se passou numa das votações. Mais uma vez, para não variar, usava da palavra o Ilustre Presidente do Executivo Municipal, que se auto-embalava num inflamado ensaio sobre a prepotência, chamando incompetentes a todos quantos discordavam dele, quando proferiu talvez as palavras mais infelizes que eu não esperaria de ninguém. Não posso reproduzir a fraseologia na íntegra, mas a ideia foi esta: … e vamos ver qual o sentido de voto nesta matéria do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pardais (Partido Socialista), ou veremos como será a delegação de competências atribuída a essa Junta de Freguesia … Enquanto isso a reacção do Sr. Presidente da Assembleia foi simplesmente manter-se impávido e sereno como se se tivesse dito a coisa mais inocente e normal no seio deste Órgão.

Fiquei gelado e atónito … por favor! … esta deselegante forma de pressionar, para não adjectivar com outras palavras que me ocorrem em face de tal despudor democrático, são dignas do Estado Novo, em que o “Quero, Posso e Mando” constituíam a bitola da forma de fazer política em Portugal. Felizmente evoluímos, embora haja ainda pessoas capazes de parar no tempo e ostracizar de modo violento quem discorda, ou tem ideias diferentes ameaçando-os com “papões” ou palavras menos correctas. Sr. Presidente da Câmara em jeito de apelo, recomendava simplesmente CALMA, pensar duas vezes antes de falar pode poupar alguns dissabores ou mesmo estas palavras infelizes.

Contudo, como não sou ninguém para dar lições a líderes autarcas sobre o Estado Democrático de Direito, termino com uma frase de John Fitzgerald Kennedy que me parece apropriada à ocasião: “A Democracia é a forma superior de governar, porque se baseia no respeito do Homem como ser racional”
E pronto, assim vai a democracia do nosso concelho com a funesta glória de pensar que, mesmo vã, a arrogância prevalece no nosso dia-a-dia.

8 Comments:

  • At sexta-feira, outubro 12, 2007 9:47:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Porque é que nunca apareçe o nome do autor dos posts???

     
  • At quarta-feira, outubro 17, 2007 10:56:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caríssimo anónimo,

    O Partido Socialista rege-se por um conjunto de valores democráticos que se corporiza numa forma de estar na política que ultrapassa em muito o individualismo ou mesmo a promoção de interesses pessoais e particulares. Assim, os posts editados neste blog consubstanciam-se num aturado trabalho de uma equipa sólida que pretende, apenas e tão só, apontar inovadoras formas de pensar e de estar na sociedade, introduzindo ideias, críticas e tudo o que se considerem ser mais-valias para o progresso e bem estar dos calipolenses em geral.
    Deste modo e respondendo directamente à questão, não é relevante o autor mas sim o conjunto de massa crítica fomentado a partir de todas as publicações aqui editadas.
    Cumprimentos cordiais.

     
  • At domingo, outubro 21, 2007 9:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Obrigadinho pelo esclarecimento! Mas não disse nada de novo...Contudo os partidos políticos e particularmente as suas delegações concelhias possuem líderes que normalmente dão a cara. Quem é o líder? É ele que escreve estes posts?? Se for, qual é o problema de subscrever-se??

     
  • At sexta-feira, outubro 26, 2007 12:03:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Então não respondem???Ou são como o restaurador??Quando não lhes agrada fogem...

     
  • At segunda-feira, novembro 05, 2007 11:26:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro anónimo,
    Não percebo o que terá escrito que pudesse não agradar seja a quem for...
    Se consultar os arquivos deste blog, constará que existem diversos posts assinados.
    Ainda em relação às questões sobre a liderança, as mesmas poderão ser respondidas com a consulta do arquivo do blog referente a Maio de 2006.
    Caso tenha alguma questão adicional não hesite em contactar-nos.
    Cumprimentos,

     
  • At quinta-feira, novembro 08, 2007 12:12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ao militante do ps, continua sem dar a cara, porquê???

     
  • At sábado, novembro 17, 2007 11:33:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A questão não é colocada para aqueles que se identificam como sendo “mais um dos muitos cobardes”. Quanto a esses já sabemos qual a sua forma de estar.
    Eu sempre dei a cara, por isso a diferença, está lá o meu nome, não tenho medo. Nunca me escondi, nem mesmo quando miúdo fazia as minhas patifarias, não vinha a correr para detrás das saias de minha mãe.
    E aí percebo a educação desses “elementos do anonimato”, quando as faziam iam correndo a esconder-se por detrás das saias da mamã.
    Ou será que não tenho direito a resposta ..."
    TEXTO:TRANSCRITO DE OUTRO BLOG

     
  • At terça-feira, novembro 27, 2007 12:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Mas afinal quem é que escreveu esta mediocridade?

    Já que é tão chico/a esperto/a para dar a sua opinião pelo menos que assuma quem é.

    Este é o blog mais ridiculo que já vi.

    O Partido Socialista de Vila Viçosa devia ter vergonha de estar relacinado com este blog.

    Os homens e mulhres que estão a sério na politica não andam metidos nestas coisas, que mais parcem uma brincadeira de crinças...

    Façam um favor ao Partido Solicista, a Vila Viçosa e aos Calipolenses: não escrevam mais disparetes... e actuem oportunamente nos sitios certos.

    Dignem-se a fazer oposição decente.

     

Enviar um comentário

<< Home