Partido Socialista de Vila Viçosa

sábado, junho 24, 2006

O SONHO DE TERMOS UMA BIBLIOTECA PÚBLICA

A leitura não só desperta na criança o gosto pelos bons livros e pelo hábito de ler como, também, contribui para despertar a valorização exacta das coisas, desenvolver as suas potencialidades, estimular a sua curiosidade, inquietar-se por tudo que é novo, ampliar os seus horizontes e progredir. A biblioteca pública é uma peça fundamental na implementação local da Sociedade da Informação. Creio que os livros e o próprio ambiente da biblioteca são propícios à paz de espírito..., à inspiração. Os livros dão resposta às nossas dúvidas, fazem-nos esquecer momentos, às vezes, tão difíceis!
O principal objectivo, no contexto da sociedade da informação, é o de providenciar, a qualquer pessoa, o acesso a qualquer tipo de informação, a qualquer momento e em qualquer lugar. A tecnologia já tem a capacidade de proporcionar muitas respostas, mas é muito importante e necessário o cultivo do prazer que um “livro” nos pode oferecer.
Podem dizer-me, claro, que com as novas tecnologias, a biblioteca pública deixa de ter a importância que tinha há um tempo atrás. Mas, eu penso, que a biblioteca virtual deve existir para apoiar e aumentar as bibliotecas locais.
As vantagens reais e tangíveis de bibliotecas locais bem equipadas não devem ser suplantadas pela ilusão da biblioteca virtual.
Teremos, pois, de aproveitar as possibilidades oferecidas pelas bibliotecas em rede.
Trata-se, de perspectivar, de forma mais abrangente, a biblioteca pública como uma instituição que desempenha uma variedade de papéis fundamentais na implementação da sociedade da informação, a nível local, como:
. um parceiro activo na salvaguarda da democracia, providenciando um acesso sem restrições a todo o material publicado,
. um suporte da educação e da aprendizagem a todos os níveis, disponibilizando a matéria-prima do conhecimento, e relativamente aos anteriores,
. um centro local de tecnologias da informação, providenciando o acesso a equipamento, sistemas e redes, dando aos cidadãos uma oportunidade para utilizar uma tecnologia nova,
. uma instituição cultural.
Uma biblioteca pública viria facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo afirmativamente para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos calipolenses. Neste sentido, desperto a vossa atenção para a necessidade de desenvolver esforços conducentes à criação de instalações adequadas e dimensionadas com as exigências actuais e futuras, capazes de cumprir a missão duma Biblioteca Pública, evitando-se que a vila e o município disponham de uma estrutura incapaz de satisfazer as suas necessidades e se apresente como um parceiro pobre no conjunto dos municípios que integram a Rede Nacional de Leitura Pública. Neste sentido, é de salientar a visão estratégica e de enaltecer a resposta eficiente e de futuro, assumida plenamente pelo Presidente do município vizinho do Alandroal, que, desde cedo, compreendeu e se tem empenhado em materializar o sonho dos Alandroalenses em possuírem uma valência nuclear na vida cultural da região e está a construir um novo edifício para a já existente Biblioteca Pública.
. Se a importância da biblioteca pública actualizada é assim tão fundamental, porque razão não temos uma?
. A que se deve este facto?
. Insuficiente sensibilização política?
. Financiamento inadequado?
. Falta de formação profissional e atitudes que não evoluem?
. Quais são os constrangimentos?
. Como poderão ser ultrapassados?
I C - Vila Viçosa, 24/06/2006

3 Comments:

  • At domingo, junho 25, 2006 9:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ora aí está uma ideia genial.
    O PS está de parabéns, com propostas desta até eu tenho que admitir. Os meus filhos queixam-se constantemente da falta de uma biblioteca, não só como forma de lazer mas também porque estão na universidade e precisam de fazer consultas que não são possíveis de fazer na internet.
    as vossas propostas são aliciantes. Continuem.

     
  • At terça-feira, junho 27, 2006 2:09:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    muito bem... parece q n temos tido mt cultura em Vila Viçosa, mas ainda há pessoas cultas...
    pior cego é aquele que não quer ver, 3 mandatos e obra, só mesmo calçadas... vamos ver se temos alternativa, parece que estão no bom caminho...

     
  • At quarta-feira, junho 28, 2006 3:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Espero que o nosso presidente, o Sr. Manuel Condenado, veja este artigo e se penalize por esta falha. Sendo ele professor devia estar sensibilizado para estas questões, ou não?

     

Enviar um comentário

<< Home