Partido Socialista de Vila Viçosa

quinta-feira, agosto 03, 2006

INTERPELAÇÃO AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VIÇOSA, AQUANDO DA SUA COMUNICAÇÃO DE 02 DE AGOSTO DE 2006

No dia 02 de Agosto de 2006, assistimos a uma comunicação do Sr Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, dirigida aos órgãos de comunicação social sobre o tema de integração do Município no Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento da AMAMB.

Depois de ouvida tal comunicação do Sr Presidente, mais não nos fez lembrar senão o cronista Ascêncio de Freitas, na sua crónica “Também na política se impinge a banha da cobra”.

Senão vejamos: se por um lado este tipo de decisão é da competência do órgão Assembleia Municipal, por proposta do órgão Câmara Municipal, a qual ainda não se pronunciou sobre o assunto, por outro lado ficou demonstrada a prepotência que caracteriza o Sr Presidente ao anunciar a integração como facto consumado, desrespeitando os órgãos colegiais do poder autárquico (uma conquista de Abril).

Senão vejamos: O estatuto de empresa intermunicipal de capitais públicos, no seu artigo 6.º - O Capital Estatutário é de 110.000,00 euros, “integralmente realizado em dinheiro já entrado nos cofres da empresa...”, assim distribuídos: 51% pertencente á AMAMB – Associação de Municípios do Alto Alentejo para o Ambiente; os restantes 49% para os Municípios que constituem: Arraiolos (29,87%); Montemor – o Novo (46,38%); Mora (0,93%); Vendas Novas (7,98%) e Vila Viçosa (0,56%).
A Assembleia Municipal de Estremoz na sua última sessão extraordinária aprovou o abandono da Associação de Municípios do Alto Alentejo para o Ambiente (AMAMB) e a integração nas Águas do Centro Alentejo, com votos favoráveis de elementos da CDU com assento na Assembleia Municipal.
Na alínea g), do mesmo artigo 6.º - quota subscrita – pode ler-se: “Trezentos euros (300,00€) pertencente ao Município de Vila Viçosa”.
Foi durante o ano de 2001 submetida a candidatura pelos Municípios de Arraiolos, Estremoz, Montemor – o Novo, Mora e Vendas Novas (Vila Viçosa não está incluída), á Interlocutora Sectorial do Fundo de Coesão para o Ambiente, do Ministério do Ambiente, para o co - financiamento do Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento.
O Sr Presidente esqueceu-se, concerteza, de explicar qual a posição do Município de Vila Viçosa perante a situação de: uma quota de 300,00 euros (0,56%) e um processo de candidatura que circula em apreciações e reapreciações desde 2001 e onde o Município de Vila Viçosa não consta.
O Sr Presidente fez referência ao preço do m3 da água no Concelho de Vila Viçosa e o impacto que este poderia ter se em vez da AMAMB, a integração se desse nas Águas do Centro Alentejo.
Pois estamos em condições de afirmar que o preço que os munícipes do Concelho de Vila Viçosa pagam por m3 de água é dos mais elevados a nível do Distrito de Évora.

Senão vejamos: foram aprovadas pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, as tarifas para os serviços de abastecimento público de água, em que na Água do Centro Alentejo é de 0,4724 euros/m3. No Concelho de Vila Viçosa o preço varia entre os 0,25 euros/m3 e os 2,05 euros/m3; as tarifas aprovadas para os serviços de saneamento de águas residuais urbanas em que na Água do Centro Alentejo é de 0,4724 euros/m3. No Concelho de Vila Viçosa o preço varia para o saneamento, entre 0,20 euros/m3 e 1,36 euros/m3, nos residuais o preço varia entre 0,96 euros/m3 e 1,68 euros/m3.
Além disso, o Sr. Presidente, não disse e nem sabe, qual vai ser o impacto nos preços da água, saneamento e resíduos com a integração na empresa Águas Bem Público – Águas do Alentejo Central, EIM.
Nas Águas do Centro Alentejo já se sabe quais as tarifas a praticar e devidamente aprovadas.

O Sr Presidente ainda fez referência á qualidade e quantidade da água fornecida aos Munícipes do Concelho de Vila Viçosa. Sr. Presidente, essa “banha da cobra” serviria se os munícipes do concelho não vivessem o seu dia a dia no Concelho de Vila Viçosa.

Senão vejamos: Das Águas do Centro Alentejo, S A – é uma sociedade de capitais maioritariamente públicos, com inicio em 11 de Maio de 2002. Fazem parte os Municípios de Évora, Borba, Alandroal, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Redondo e Estemoz (já aprovado a sua integração pela Assembleia Municipal).
Obra realizada ou em curso: Execução do sistema adutor ao Concelho de Évora; Execução do Subsistema de Abastecimento de Monte Novo; Execução do Subsistema de Saneamento da Bacia do Sado; Execução do Subsistema de Abastecimento de água a partir do Aquífero Estremoz – Cano; Execução do Subsistema de Saneamento da Bacia do Guadiana - Redondo (no valor de 5.255.480,00 euros); Execução do Subsistema de Abastecimento de Água da Vigia - Redondo (no valor de 1.662.850,00 euros); Borba resolve problema ambiental provocado por afluentes de queijarias – O Município de Borba assinou um memorando com a “Água do Centro Alentejo” e a “Aqua D’Ossa” que visa a resolução do problema; Saneamento básico na freguesia de Rio de Moinhos vai ser melhorado. “A empresa Águas do Centro Alentejo, S A tem vindo a desenvolver o projecto que permitirá a construção de nova ETAR; No Alandroal fornecimento, montagem e colocação em serviço do sistema de telegestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do centro alentejo, com o valor de 1.015.000,00 euros; Reguengos de Monsaraz “Rumo à Modernidade” – Torre com 25 metros de altura será ponto de referência em Alqueva. Realizadas pela empresa Águas do Centro Alentejo, vão implicar a construção de várias infra-estruturas.
... e outras.

Senão vejamos: O Sr Presidente faz referência a “acordos?”, “protocolos?” com a outra empresa (julgamos estar a referir as Águas do Centro Alentejo, S A). Mas não é este o sistema que o Sr Presidente critica ferozmente?
Ou nós não percebemos, ou existe uma grande confusão na cabeça do Sr. Presidente.

O Secretariado do Partido Socialista de Vila Viçosa não quer “banha da cobra”.
Defende investimento realizado no Concelho.
Defende o futuro dos Munícipes do Concelho.
Defende o bem estar da População.

Com esta decisão do Sr Presidente da Câmara;
Com esta decisão da Câmara Municipal;
E possivelmente com a aprovação por parte da Assembleia Municipal, continuamos a perder as grandes oportunidades que se nos oferecem; continuamos a estar mais longe do grau de desenvolvimento comparativamente com os concelhos vizinhos.

O Secretariado do Partido Socialista de Vila Viçosa, em 02 de Agosto de 2006.

3 Comments:

  • At quinta-feira, setembro 28, 2006 1:08:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    INFOCALIPO - Vila Viçosa 9/26/2006
    Noticias de minuto, responsabilidade do infocalipo

    O fecho do centro de saúde e o fim da possibilidade de transporte dos doentes de Vila Viçosa.
    A verdade é dura mas parece ser real, com um sentimento de luto poderemos ter que pensar no fim do centro de saúde de Vila Viçosa e parece que com o desinteresse dos representantes locais do Partido Socialista, o único responsável desta situação.
    Em relação ao primeiro tema, é uma realidade que o centro de saúde de Vila Viçosa só não será melhorado, como pelo que informações do poder central referem a médio prazo o seu fim será uma realidade. A justificação é feita na base da redução de despesas, mesmo que para isso se tenha que deixar 10.000 habitantes sem possibilidade de usufruírem do sistema nacional de saúde.
    Mais grave no entanto é o que a pouco e pouco tem sucedido. Com o assumir do cargo de director do centro de saúde, por parte de uma integra e fiel pessoa aos princípios do poder governativo e tanto quanto parece com o apoio desses mesmos representantes locais, se tem negado o acesso a outros estabelecimentos de saúde, como sucedia. É por todos conhecidos que durante anos, os doentes de Vila Viçosa sempre que necessitava de se deslocar e não tinham possibilidades financeiras, poderiam faze-lo, utilizado alguns transportes para tal, mas o estado suportando esses custos. A lógica era simples, se o estado não disponibiliza meios próximos da população para que estes possam ter acesso ao sistema de saúde público de forma gratuita, então o estado criava forma de transportar o doente até ao hospital mais próximo. Mas desde que o actual director chegou (não podemos esquecer que os representantes locais do partido no governo são sempre chamados a opinar sobre a escolha, o que certamente sucedeu), não mais isso sucedeu. Hoje um idoso perto dos bombeiros, chorava enquanto conversava com outro dois idosos, sem querem meter-me na conversa, apercebi-me que o mesmo reclamava pelo facto da mulher ter uma consulta em Évora, e não ter transporte para se deslocar com ela pelo facto do Sr. Director não ter querido passar guia de transporte. A pessoa em questão não deve receber mais do que uma reforma mínima, enquanto isso o Sr. receberá mais de 5000€ mês e pouco se importa com a nossa população.
    Deixo aqui por isso um grande alerta, penso que devemos tomar medidas e pressionar de forma muito concreta quem nos andam a tramar. O PS está a seguir uma política contra as populações, será que vamos permitir que eles continuem assim…
    Todos sabemos que em diversos relatórios, a redução dos funcionários públicos tem sido a maior proposta e mais real, mas também é sabido que o partido socialista optou por uma redução de custos na saúde, na qual Vila Viçosa tem sido das mais prejudicadas.

    Infocalipo

     
  • At sábado, março 03, 2007 3:50:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

  • At segunda-feira, abril 23, 2007 11:57:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

Enviar um comentário

<< Home