Partido Socialista de Vila Viçosa

quinta-feira, janeiro 04, 2007

REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO IMÓVEL

Fazem parte do património da nossa terra vários imóveis, independentemente de serem públicos ou privados, que em alguma época contribuíram para a consolidação da identidade de um grupo social. Não vou especificar nenhum, porque a minha intenção é fazer um apelo generalizado, para a necessidade de reabilitar os muitos edifícios que fazem parte do nosso vasto património.

O cerne da questão é justamente a forma de dar uso aos bens preservados sem retirar o significado destes. Assim, os aspectos estilísticos cognitivos e afectivos com a população local devem ser sempre ajuizados no processo de investigação de um bem a preservar. Preservar e restaurar bens não quer dizer “cristalizá-los” como peças ou museus. Ao proteger os bens de uma sociedade, tem que se ter em atenção a identidade cultural, pois, ao perder ou ver alteradas expressivas manifestações arquitectónicas, o indivíduo perde também os referenciais que permitem sua identificação com a localidade em que vive.

Até ao momento ainda não foi implantado um escritório técnico na área, mas esta medida parece-me essencial para administrar o plano director dos espaços públicos, definido a partir da análise da titularidade da terra, os usos possíveis das ruas, largos e praças e a modificação do plano de circulação de veículos, vegetação e mobiliário urbano a ser utilizado. De igual importância, parece-me ser a criação de uma associação que poderá: criar um centro de estudos e de documentação; organizar colóquios e exposições para divulgação e sensibilização da população para a necessidade de reabilitação de imóveis; apoiar ou promover acções de salvaguarda e reabilitação urbana; realizar estudos e projectos para a reabilitação de áreas antigas e para a conservação e rentabilização de edifícios ou objectos patrimoniais; angariar e obter fundos para promover as acções em vista ou até mesmo adquirir bens móveis e imóveis para os reabilitar ou restaurar com vista à sua salvaguarda.

Espero que com este “apelo” consiga estimular a sua sensibilidade e a quem de direito, levando-os a reconhecer, apreciar, e defender o património arquitectónico e a sua reabilitação.

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home