Partido Socialista de Vila Viçosa

segunda-feira, dezembro 29, 2008

ZONA INDUSTRIAL DO ALTO DA PORTELA – VILA VIÇOSA

Justificação da prioridade do projecto para a implementação da estratégia definida no PDT

"A Zona dos Mármores, assente no anticlinal de Estremoz, tem uma elevada produção de mármore, calculando-se que produza mais de 200 mil metros cúbicos (mais de 550 mil toneladas) nas cerca de 190 pedreiras licenciadas aqui instaladas.
O Concelho de Vila Viçosa, um dos concelhos produtores de mármore, tem no seu território cerca de 130 pedreiras, produzindo mais de 70% da produção regional.
De acordo com o PROZOM – Plano de Ordenamento da Zona dos Mármores, a “área cativa” inserida no concelho de Vila Viçosa é constituída por três Unidades de Ordenamento (UNOR), sobre as quais devem ser elaborados Projectos de Intervenção em Espaço Rural (PIER).
Foi já elaborado o PIER da UNOR3 – Vigária, inserida entre a UNOR2 (de Borba) e a EN254, que liga Vila Viçosa ao Redondo e Évora, ficando a Zona Industrial da Portela localizada em área anexa à referida UNOR3.
A implantação da Zona Industrial da Portela tem por objectivo dar resposta à procura da instalação de industriais da fileira do mármore, dotando-a de infra-estruturas de apoio, devidamente apoiadas por equipamentos colectivos e serviços de apoio adequados.
Com uma área de intervenção superior a 120ha, dos quais metade está destinado à implantação dos lotes, tem já constituídos 6 lotes industriais (existentes) e vai criar outros 128 lotes, com uma área média de cerca de 4.071m2, variando entre os 1.462m2 e os 11.745m2; 9 lotes para equipamentos de utilização colectiva (centro de formação profissional, creche, cantina, balneários, posto 1º socorros, centro administrativo e multimédia, centro de exposições/feiras, posto de abastecimento, parque de estacionamento para pesados, báscula e quiosque/sanitários); 1 Estação de Tratamento de Águas Residuais; 1 Eco centro; 1 Estação de Tratamento de Água e 1 lote para reservatório de gás, para além das infra-estruturas viárias e zonas verdes e de recreio.
A Zona Industrial da Portela localiza-se na área central da Zona dos Mármores, apresentando excelentes acessos directos, tanto pela EN254, como pela variante à EN255, com ligação à EN4 e à A6 (ligação a Lisboa e Espanha), considerando-se, por isso, num projecto estruturante para a Zona dos Mármores e a Região Alentejo.

Área de influência (impacto do projecto):
Regional e Nacional

Promotor
Municipio de Vila Viçosa

Custo total
Com uma estimativa de custos que ronda os 25 milhões de euros, prevê-se a sua execução total em 8,5 anos, decorrendo a 1ª e a 2ª fase em 2,5 anos, cada, e a 3ª e 4ª fase em 1,5 anos, cada, estando estabelecido o seu início no ano 2011, com a seguinte estimativa orçamental:
2011 – 4 milhões de euros
2012 – 3 milhões de euros
2013 – 3 milhões de euros

Calendário de execução do projecto 2011-2013
- Criação de 128 lotes, com uma área média de cerca de 4.071m2
- Criação de 9 lotes para equipamentos de utilização colectiva (centro de formação profissional,creche, cantina, balneários, posto 1º socorros, centro administrativo e multimédia, centro de exposições/feiras, posto de abastecimento, parque de estacionamento para pesados, báscula e quiosque/sanitários)
- 1 Estação de Tratamento de Águas Residuais;
- 1 Eco centro;
- 1 Estação de Tratamento de Água;
- 1 lote para reservatório de gás
- Infra-estruturas viárias e zonas verdes e de recreio."

6 Comments:

  • At terça-feira, janeiro 27, 2009 4:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Deixem-me desabafar:

    (Enviei este comentário tambem para o Blog do PS Vila Viçosa, como duvido que seja publicado, entendi enviar para a oposição)

    Os ataques políticos são muito comuns em Democracia, veja-se o caso de Cavaco Silva, que por não ter pago o IVA dos azulejos da WC, foi obrigado a demitir-se.

    Guterres, mais sensato, sabendo da sua incompetência e do estado catastrófico em que estava a deixar Portugal, abandonou o barco.

    Durão Barroso, farto de aturar birras dos barões da Política Portuguesa e com um bom tacho em Bruxelas, deixou o menino no colo de Santana Lopes.

    Santana, contra tudo e contra todos, tentou endireitar o País, colocando cada macaco no seu galho, nem jornalistas nem barões o deixaram e Sampaio mando-o para casa.

    Socrates, o salvador da Pátria, apregoou aos sete costados que faria de Portugal o paraíso, foi de tal maneira que até os árabes pensavam que seria aqui que viriam parar depois de se tornarem mártires.
    Mas qual quê? Miséria, mentiras, fraudes e Magalhães!
    Engenheiro sem o ser, 150 000 postos de trabalho transformados em 500 000 desempregados, projectos assinados na Covilhã sem poder, Orçamentos rectificados de semana a semana, crescimento económico enganoso e falseado. Para cumulo um Shoping construído numa área de reserva ecológica com subornos e mentiras quando este era Ministro do ambiente.
    Depois de tantas inconformidade é preciso coragem para não dar de frosques...

    È o PS que temos, bem explicito no Blog do PSD de Vila Viçosa em que as Câmaras Socialistas recebem o dobro que aquelas que não são da cor.

    Racismo e ditadura, é ao que estamos submetidos.

     
  • At quarta-feira, janeiro 28, 2009 1:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu enviei um comentário para o blog do PSD (laranja Viçosa) a dizer que entendia que vila viçosa viçosa devia mudar e a pedir-lhes que não escolhessem outro fadista ou um Sr. Rita (que é de Terena e reside em Évora) pois assim não iam lá e eles não publicaram. Este post não ofendia ninguém e não sei porque é que não o publicaram.
    Acho que não é um blog democrático, como possivelmente a pessoa que escreve os extensos artigos também não o é. Julgo que essa pessoa, que passa o dia no Instituto de Emprego a fazer estes artigos e é por isso pago ao fim dos mês, devia ser mais democrático e ser pelo menos tão condescentente com os socialistas como eles estão a ser para com ele.
    O Blog Laranja Viçosa é um Blog estalinista e sem princípios.

     
  • At quarta-feira, janeiro 28, 2009 10:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ao anónimo de 27 de Janeiro.

    Desabafe à vontade caríssimo... mas deve estar enganado, porque neste blog não está sequer activada a moderação de comentários. é só escrever e aparece, não é como o blog do PSD que tem de passar pelas malhas apertadíssimas da censura digna do antigo regime!

    Quanto ao conteúdo do seu comentário, é livre de pensar como desejar mas para mim não passa de um conjunto de palavras soltas e lugares comuns mas... fica a sua opinião que é importante numa democracia e num Estado de Direito!

     
  • At quinta-feira, janeiro 29, 2009 3:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olha os PSD'S à briga, nem fadistas nem a Sra rita, já agora quem é? É geitosa?

     
  • At sábado, janeiro 31, 2009 9:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já agora quem é o comuna que o pS irá buscar desta vez??
    Ahhh, Ahhh.
    è sempre a mesma coisa começam na CDU, passam pelo PS e depois acabam nos braços do Condenado.

     
  • At sábado, janeiro 31, 2009 9:37:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Porque é que não publicam qualquer coisa sobre luvas, free...port etc..

     

Enviar um comentário

<< Home